Em construção

Em construção

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Oficina de Planejamento de Jogos Digitais

Quando me ingressei no GIZ, pelo edital novembro de 2015, eu não sabia exatamente as frentes de trabalho que eu deveria tomar ou que me seriam passadas. Entretanto, eu sabia da possibilidade de produção de oficinas, e logo apresentei a proposta de uma oficina de Fotografia no Ensino de Ciências. Mas esta não era a melhor proposta que eu podia fazer. Conversando com o servidor Paulo Mariano, também atuante no GIZ, pensamos juntos que talvez a melhor ideia que eu poderia ter seria a oficina de Planejamento de Jogos Digitais.

A oficina foi projetada, apresentada e então, comecei a estrutura-la. Seu objetivo: permitir o conhecimento de jogos educacionais e comerciais e suas possíveis aplicações para o ensino e/ou aprendizagem, tendo como trabalho final, um documento de planejamento de um jogo.
Bandeira da oficina para o Percurso Formativo Discente Universitário
Logo nas primeiras semanas de trabalho, já em 2016, uma nova bolsista, chamada Aline Silva, tomou a frente de planejamento da oficina junto comigo. A Aline é aluna de Letras na UFMG, mas é formada em Jogos Digitais pela PUC Minas. Confiram a apresentação dela contextualizando jogos digitais para nossa oficina:


"Jogar é um ato voluntário de superar obstáculos desnecessários."

Partindo desta ideia e do conceito de gamificação - um processo em ascensão em empresas e escolas, o ato de jogar alguma coisa pode ser um meio eficaz de aprendizagem. Ou apenas, tornar os processos parecidos com os jogos. O ato de criação de um jogo, entretanto, estabelece uma relação de ensino e aprendizagem. Elaborar um jogo, educativo ou não, é como elaborar uma aula - é necessário conhecer o público alvo e o assunto temático em questão para preparar o material, e, assim, estabelecer uma conexão com o objetivo final: o entretenimento construtivo.


Pela primeira vez, experimentamos a criação de um conteúdo para o ensino à distância. Experimentaremos também a tutoria deste conteúdo, usando nossas experiências e ambição com este projeto. 

Não podemos contar spoilers desta história, vocês saberão durante o percurso discente e, esta oficina, ainda vai muito além!

Nenhum comentário:

Postar um comentário